This page created with Cool Page.  Click to get your own FREE copy of Cool Page!
Exemplos do Passado
Prof. Adalberto Brito



Almirante Lamego, Álvaro de Carvalho, Durval Melquíades de Souza, Henrique Boiteux, José Souza Oliveira, Max Schramm, José Cândido da Silva e Almirante Alvim são alguns nomes de ruas muito conhecidas em nossa cidade.
A maioria das pessoas não sabe, no entanto, quem foram estes personagens da nossa História, oficiais e praças da Marinha do Brasil que por sua dedicação, coragem e bravura, receberam uma mais que justa homenagem da comunidade onde nasceram e viveram parte de suas vidas.
Quem, transitando pela Rua Almirante Lamego, recorda que o Almirante Jesuíno Lamego da Costa foi um dos grandes homens do Império?
Jovem lagunense, aos 15 ano
s teve seu batismo de fogo na Guerra da Cisplatina. Entre as suas muitas comissões foi Inspetor do Arsenal de Guerra durante o conflito com o Paraguai. Por seu significativo feito de preparar a esquadra para a guerra, o Imperador o promoveu, mais tarde, a Chefe da Esquadra e concedeu-lhe o título de Barão de Laguna.
O Almirante Lamego é um dos muitos catarinenses ilustres que a bordo dos navios de nossa Marinha de Guerra, dedicou-se ao serviço da Pátria, muitos com o sacrifício da própria vida.
Alguns dão nomes a ruas, escolas, teatros, outros são quase desconhecidos, mas todos têm seus nomes e feitos guardados na Historia.
Não podemos esquecer o Almirante José Pinto da Luz, Ministro da Marinha no governo Campos Salles, Álvaro de Carvalho, jovem tenente autor de dezenas de peças teatrais e herói da Batalha do Riachuelo e da luta nas passagens de Mercedes e Cuevas, Domingos Moreira da Silva, Hypollito de Simas Bittencourt, João da Silva Fernandes Vieira, João Justino Proença, José Antonio de Andrade Costa, José Francisco Alves Serpa, José Ignácio da Silveira, José Marques Guimarães, José Maximiano de Mello e Alvim, Miguel Antonio Pestana, Quintino Francisco da Costa e centenas de marinheiros e aprendizes que deram sua vida pela pátria ameaçada.
São exemplos do passado para as gerações que os sucederam. Homens que deixaram o aconchego da vida familiar, o conforto e a tranqüilidade de suas cidades e submeteram-se aos sacrifícios e privações da vida a bordo em tempos de guerra.
Não buscavam fortuna ou riqueza, lutavam por nossa bandeira, passado, tradição, por amor à sua terra, ameaçada pelo inimigo.
Lutaram por nós.

 
http://historianaval.tripod.com
 
Almirante José Pinto da Luz (1843-1903)
Natural do Desterro, participou da Guerra do Paraguai onde foi ferido com gravidade.
Após o término do conflito continuou a sua carreira. Foi Ministro da Marinha.
Faleceu no posto de Almirante.
Tenente Alvaro de Carvalho (1829-1865)
Nasceu no Desterro onde se destacou não só na carreira naval, mas também por sua dedicação ao teatro. Foi autor de dezenas de peças encenadas na capital catarinense e no Rio de Janeiro.
Designado para o comando da Canoneira Ypiranga, participou da Batalha do Riachuelo e nas passagens de Mercedes e Cuevas. Faleceu durante a Guerra do Paraguai no Hospital de Corrientes (Argentina).